Boa noite à todos! Como prometido ao 1º ano do Colégio Eraldo Gomes, hoje estou postando dois vídeos que explicam bastante as reais consequências de uma tragédia nuclear vinda de usinas de energia. Serão úteis para futuras reflexões em sala de aula.
O primeiro vídeo é o do Discovery Channel Brasil - O Desastre de Chernobyl, ocorrido na Ucrânia em 26 de abril de 1986. O pior acidente nuclear em tempos de paz, uma explosão seguida de incêndio em um reator desta cidade contaminou 75% da Europa. A União Soviética tentou ocultar as proporções do acidente. O nível de contaminação aumentou ao nível de radiação no ar em 600 mil vezes. Em todo o mundo, cresceu a polêmica em torno do uso e dos perigos da energia nuclear. Após o acidente, milhares de soldados construíram uma proteção de aço e cimento, denominada sarcófago, para proteger o reator destruído. Em 1995, foi elaborado um protocolo de acordo entre a Ucrânia e as sete nações mais industrializadas para o encerramento das atividades da usina nuclear de Chernobyl, em troca de assistência econômica.
No segundo vídeo (Japão: ameaça nuclear), também do Canal Discovery Brasil, você irá saber mais detalhes sobre o risco que o Japão sofre com as usinas nucleares, em especial, a de Fukushima, após o terremoto que os atingiu em março de 2011.
Boa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário