quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dúvida de aluno: Como o macho de cavalo-marinho "engravida"?

Semana passada a Ádria do 1º ano do Colégio Eraldo Gomes me perguntou como era a cópula e a fecundação do cavalo-marinho, já que o macho é quem "engravida", né?

Na verdade, os machos não engravidam, mas passam por uma situação semelhante: no momento da cópula, a fêmea é que introduz seus ovos na bolsa incubadora que o macho tem na parte da frente do ventre e por ali transfere seus ovos que serão fecundados pelos espermatozoides, iniciando a "gravidez masculina". Durante o desenvolvimento, é o pai que se encarrega de satisfazer as necessidades dos embriões. Dentro da bolsa são protegidos do choque osmótico em relação à água do mar, além de receberem a quantidade de cálcio necessária para a formação do esqueleto e ainda hormônios de crescimento e vitaminas.

Assim que estão completamente prontos para a vida fora da bolsa incubadora, os pequenos cavalos-marinhos são expelidos em pequenos grupos por uma abertura, num ritual que pode durar várias horas e até dias. Quando nascem são transparentes com cerca de um centímetro e logo sobem a superfície para encher suas bexigas natatórias de ar, essa é a única maneira que têm para equilibrar-se na água. Cada gestação pode dar origem a cerca de 500 indivíduos, em média, no entanto a taxa de sobrevivência é extremamente baixa, somente 3% dos cavalos-marinhos recém nascidos chegarão a fase adulta.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Definição de pesquisas no 2º bimestre - Colégio Rommel Vieira

Caros alunos,

este trabalho será feito em duplas ou individualmente, obedecendo as regras expressas nesta postagem:
  • pode ser escrito ou digitado;
  • deve ter capa, desenvolvimento, anexos e referências bibliográficas;
  • não precisa conter contra-capa, introdução, sumário e conclusão;
  • não pode ser em trios;
  • deve estar limpo e organizado ao entregar no prazo;
  • não pode estar amassado;
  • deve estar em papel ofício;
  • fonte Arial ou Times New Roman;
  • tamanho da fonte: 12.

Cada série fica responsável por um assunto:
  • 1º anos "A" e "B": Francesco Redi
  • 2º anos "A" e "B": Karl von Linné ou Carl von Linné
  • 3º ano:  Joseph Needham

Lembrando que as pesquisas serão entregues no mesmo dia da entrega das redações:

Para o 3º ano e o 2º ano "A", a entrega será no dia: 22/05 (quinta-feira)
Para o 2º ano "B" e os 1º anos "A" e "B", a entrega será no dia: 23/05 (sexta-feira)
BONS ESTUDOS!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Definição de Temas da Redação

Atenção, alunos!

Seguem agora os temas definidos para cada série do Ensino Médio. Estes foram selecionados por terem grandes chances de serem abordados na prova do ENEM deste ano.

1º ano A e B:
DIVERSÃO E RESPONSABILIDADE NA JUVENTUDE
O episódio da Boate Kiss, que causou a morte de 242 pessoas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, trouxe uma reflexão sobre os riscos da diversão entre os jovens. Será que é uma questão de "inconsequência juvenil", como dizem por aí, ou mesmo uma questão de controle por parte das autoridades?

2º ano A e B:
SUPERVALORIZAÇÃO DO CORPO
Vivemos numa sociedade cuja imagem tem muita força. Em função disso, não são raros os casos de jovens e adultos que se submetem aos mais excêntricos e perigosos recursos para alcançar a considerada forma perfeita. E a mente? Será que acompanha o ritmo do corpo?

3º ano:
MAIS MÉDICOS
O recente programa lançado pelo governo federal trouxe médicos estrangeiros para suprir a carência de profissionais no país. É importante saber todos os aspectos que cercam essa política, como as baixas no serviço de saúde pública no Brasil.

As redações deverão ser entregues nos dias correspondentes as aulas de biologia ainda no mês de maio, juntamente com os trabalhos em duplas.

Para o 3º ano e o 2º ano "A", a entrega será no dia: 22/05 (quinta-feira)
Para o 2º ano "B" e os 1º anos "A" e "B", a entrega será no dia: 23/05 (sexta-feira)

BONS ESTUDOS!

Dicas para Redação do ENEM

A prova de redação do ENEM tem uma característica que a difere das demais: o candidato deve propor uma solução para um problema apresentado no tema. O que se espera do estudante é informação e criatividade para criar soluções, além de habilidade para defender seu ponto de vista.

Para não cair na armadilha das generalidades, a dica é, no desenvolvimento da redação, saber usar a coletânea de textos apresentada no enunciado, fazendo comparações e observações sobre os fatos ou as estatísticas, por exemplo.

Na conclusão, que é o momento de fazer a proposta, dê sugestões concretas. Portanto, se o tema é a importância da leitura, compare hábitos de leitores brasileiros e de outros países, por exemplo, e, na hora de propor, use a criatividade, sugerindo a criação de bibliotecas públicas, intercâmbio de livros, campanhas na mídia de incentivo à leitura via SMS e quantas boas ideias você tiver.

Em relação aos temas, o que se observa é que eles são objetivos e inspirados em fatos da atualidade. São assuntos de abrangência nacional, pois o exame é voltado para candidatos de todo o país. Temas de cunho social são recorrentes também.

NA HORA DE ESCREVER:
  1. NÃO FAÇA períodos muito longos, prefira sempre frases simples, pois elas dão clareza ao texto;
  2. NÃO CRIE estruturas sintáticas incompletas;
  3. NÃO USE marcas de oralidade, como gírias, por exemplo;
  4. NÃO RECORRA a clichês quando fizer sua proposta;
  5. NÃO USE um mesmo argumento repetidas vezes;
  6. DEIXE DE LADO expressões como "eu acho";
  7. JAMAIS desrespeite os direitos humanos;
  8. FAÇA UM ROTEIRO sobre o tema, pois ajuda a ter foco na hora de criar a proposta;
  9. PREFIRA um vocabulário simples a palavras rebuscadas;
  10. USE sinônimos para não repetir palavras;
  11. USE a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical;
  12. SEJA coerente no texto com a proposta que defenderá.